domingo, 5 de setembro de 2010

Day 30 — Your Reflection in The Mirror

Começo este texto um tanto quanto chateada, e ao mesmo tempo feliz, por estar encerrando esse projeto de cartas para as pessoas da minha vida. Eu sou a primeira pessoa que eu conheço que as terminou, talvez pela minha facilidade de escrever sobre meus sentimentos, talvez pela minha total falta do que fazer da vida, talvez porque AMO escrever ou porque adorei essa ideia e sempre gosto de terminar tudo que eu começo... Não sei realmente se foi só um desses motivos ou todos eles, mas me sinto feliz de ter encontrado um remetente para cada uma delas, pois de primeira não achei para a grande maioria, mas com o passar do tempo, cada dia uma pessoa se encaixava, e eu consegui encerrar da forma que eu imaginei.
Claro, deixei de colocar pessoas que foram, ou são, muito especiais na minha vida, e até pensei em escrever sobre elas em algum lugarzinho, mas sempre havia alguém que eu gostaria de falar mais, ou que se encaixasse mais na situação. Então, me perdoem vocês, que eu não consegui colocar aqui. Vocês não deixam de ter um lugar dentro de mim e da minha história.
Eu fiquei mais de um mês escrevendo para essas pessoas e, com isso, acho que já passei um pouco para todos o meu verdadeiro eu. Sou construída, afinal, também por eles. Sou um pouco de cada um, um pouco de cada experiência que me fizeram passar, um pouco do que me ensinaram... Se hoje eu sou assim, muito é culpa deles! Das coisas ruins às coisas boas.
Porém, eu interpretei esse último dia, como uma carta à si mesma. Por isso, vou a ela da forma como imaginei escrevê-la.


Hey, você! Oi! Quanto tempo nós não nos olhamos, não é? Você foge de mim, foge do ser frágil que está dentro de ti. Afinal, é muito mais fácil ser forte e confiante.
Você se recusa a olhar todos os detalhes que você não gosta. Afinal, já é o suficiente eu estar aqui, te fazendo pensar que existem MUITAS pessoas melhores, mais bonitas, mais inteligentes e superiores à você.
Fala sério, você sabe que, quando eu resolvo aparecer, você se acha ridícula. Sabe que fica odiando esse seu jeito exagerado, intenso e escandaloso. Mas sabe que, quando eu estou escondida, se acha uma amiga e tanto, uma pessoa super simpática, alguém agradável e que tem um grande carisma.
Você se olha no espelho e até se acha bonitinha, mas, quando eu apareço, só consegue enxergar defeitos e detalhes que nunca passarão despercebidos.
Você se acha inteligente, porque pega rápidos as coisas. Mas aí eu vou e te faço pensar que você não tem nenhum talento, é rasa, não tem cultura e te faço se sentir inferior porque não gosta de, por exemplo, balé clássico, rs.
Você se preocupa com os outros, até demais, ajuda sem nem pensar duas vezes, faz carinho com muita facilidade, vive sorrindo e ouvindo os desabafos de quem te importa. Mas olha, não esquece que já te criticaram por isso, afinal, tudo que você faz é tão INTENSO que as pessoas acham estranho, preferem, às vezes, que você não o faça.
Mas é isso aí. Nós somos essa pessoa oito e oitenta que às vezes quer que tudo mude e outras está tão satisfeita com alguma coisa que quer que isso continue pra sempre. A gente deseja voltar no tempo e ao mesmo tempo adoramos muitas coisas que aconteceram depois. A gente sorri e chora, com a mesma facilidade, e vai do céu ao inferno em uma rapidez impressionante. A gente às vezes odeia uma pessoa e, quando ela nos dá um "boa noite", pensamos que talvez ela não seja tão má assim. No dia seguinte, é bem provável que a gente esteja no maior papo com ela, rs.
Eu te faço se odiar, mas você se ama. Eu te faço querer ser diferente, mas você queria ser essa mesma. Nós somos assim, duas personalidades opostas, mas uma só, Fernanda Azevedo! Não adianta negar, não adianta passar imagem de fraca ou de forte... Porque, afinal, nós somos esta mistura, este sim e este não, este copo cheio e este copo vazio.
E você sabe que eu, o seu lado frágil, sempre estarei com você. E você sempre vai poder se refugiar no meu choro, quando tudo não estiver indo bem.
Um dia, você vai ser mais forte que eu, eu espero, pois não é certo eu ter mais que 50% da sua autoestima. Esse outro lado precisa crescer, me diminuir! Se esforce para isso, por favor! Pois, afinal, eu sou melhor assim, bem pequenininha!

7 comentários:

  1. Gente... Apesar de eu estar também sem palavras vou colocar algumas aqui só como primeiras impressões de ter visto o texto original e esse de agora. Devo dizer que adorei os dois e que me identifico bastante com a sua visão de que há dentro de você duas que se amam e se odeiam fazendo de você uma eterna 8 ou 80... Também digo que me orgulho dessas duas que aí vivem dentro de você, pois como havia dito antes, sem elas não seria a Fernanda Azevedo que conheço, "A" fefe...
    Tenho certeza que algum dia elas vão encontrar um consenso e se entender melhor aceitando os erros e acertos de uma e outra. Tenho certeza.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Então, para a Fê parar de me odiar pelo "Movimento #SEMPALAVRAS" no comentário desse post eu venho finalmente escrever...hahaha zoeira...é que no dia que eu li seu texto eu REALMENTE não encontrei palavras para escrever...não vi o texto original e tal...mas acho que um dia os seus dois "Eus" vão finalmente se unir...as vezes sou meio assim como vc descreveu no texto, mas depois de algumas coisas que passei, bem...uma parte prevalesceu, mas a outra existe, tá lá em algum lugar e faz parte do que sou...acho que todo mundo tem esses dois lados, em alguns como eu, um dos lados prevalesce; em outras pessoas elas convivem...

    É isso...um prazer enorme conhecer essa Fê 8 ou 80 linda e maravilhosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir