sábado, 11 de julho de 2009

Orgulho Nacional

Eu sou uma menina de muitas paixões, como vocês podem ter percebido. E acho que uma das maiores, se não a maior, é o Vôlei.
Enquanto vocês, meros (e poucos) leitores, estavam sentados em frente as suas TV's acompanhando o melhor do futebol, eu estava acompanhando o melhor do vôlei. Enquanto vocês estavam loucos querendo saber a posição do seu time na tabela do Campeonato Brasileiro, eu estava torcendo pro meu na SuperLiga de Vôlei. Enquanto os seus ídolos são o Ronaldinho, Kaka, ou quem quer que seja, os meus são Giba, Bernardinho, Gustavo, e etc...

Pra mim, o vôlei é o esporte mais bonito. Os jogadores voam e fazem arte com a bola. Levantamentos surpreendentes, ataques de furar o chão da quadra, defesas espetaculares, saques bombas e bloqueios que levantam a moral do time. Afinal, qual pessoa viciada em vôlei nunca deu um berro de alívio quando o jogo tava apertado e o seu time deu um bloqueio que deixou o outro totalmente desconcertado? É o ponto mais bonito, com certeza! E temos também a bola de segunda, de check (é assim q se escreve? haha)... Enfim, são tantas coisas perfeitas no vôlei que eu fico com brilho nos olhos só de falar.

Eu vou ter orgulho em dizer para os meus filhos e netos que eu vi acontecer a Geração de Diamante. Essa Seleção que sempre foi uma família... A Família Bernardinho. Sempre muito unidos, muito amigos e torcendo pelo sucesso um do outro. Humildes, pés no chão, esforçados e dedicados. Eles eram bons, sabiam que eram, e nunca deixaram isso subir a cabeça. E eu cresci sabendo que o melhor vôlei do mundo era o do meu país, que o melhor jogador do mundo era o meu maior ídolo, que o melhor técnico do mundo era a minha inspiração.

O técnico Bernardinho assumiu a Seleção em 2001 e, de lá pra cá, participou de 30 competições (está disputando a 31ª agora). Dessas 30 competições Bernardo só não levou o time ao pódio uma vez, quando a Seleção ficou em 4º lugar na Liga Mundial de 2008. Das outras 29 disputas o Brasil levou a medalha de ouro 22 vezes, ficou com o 2º lugar seis vezes e ficou com o bronze uma vez. Foram aproximadamente 295 jogos e aproximadamente 268 vitórias. Com isso tudo, o Brasil ficou em 1º lugar no ranking geral da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).


No momento, o Brasil está passando por uma renovação. Tudo muito difícil, outra família para ser formada, outros jogadores para se entrosarem... Mas acima de tudo, muito talento, muito pé no chão e muita vontade de vencer. Os "novatos" pegam os exemplos dos seus antecessores (alguns ainda jogando ao lado deles) e usam disso para se inspirar. E tem muitas alegrias para nos dar pela frente. Eu acredito neles!


Campeonatos
(algumas tem vídeo, é só clicar)

- Campeonato Sul Americano (2001)
- Liga Mundial (2001)
- Torneio Ponte di Legno (2001)
- Torneio Consorzio Metano de Vellecamonica (2001)
- Copa América (2001)
- Torneio Sei Nazioni (2002)
- Campeonato Mundial (2002)
- Campeonato Sul Americano (2003)
- Liga Mundial (2003)
- Copa do Mundo (2003)
- Liga Mundial (2004)
- Olímpiadas de Atenas (2004)
- Liga Mundial (2005)
- Campeonato Sul Americano (2005)
- Copa dos Campeões (2005)
- Liga Mundial (2006)
- Campeonato Mundial (2006)
- Liga Mundial (2007 )
- Pan Americano (2007)
- Campeonato Sul Americano (2007)
- Copa do Mundo (2007)
- Torneio da França de Vôlei (2009)


Vices Campeonatos

- Copa dos Campeões (2001)
- Liga Mundial (2002)
- Copa América (2005)
- Copa América (2007)
- Olímpiadas de Pequim (2008)
- Copa América (2008)


Terceiro Lugar

- Pan Americano (2003)


Quarto Lugar

- Liga Mundial (2008)




E claro, eu não podia acabar com esse post sem citar ele em especial. O melhor jogador de vôlei do MUNDO. O mais respeitado e admirado. O meu ídolo....... Giba! *pausa de 5 minutos para as palmas*
Como um jogador consegue ser bom em defesa, ataque, saque e bloqueio? Como consegue consertar as piores bolas (nem que pra isso tenha que atacar com o pé - sim, aconteceu), explorar os bloqueios mais sinistros, dar os melhores ataques e ainda mudar qualquer jogo? Uma coisa é fato: Quando o Giba ta bem, todo mundo ta bem. Ele berra, chama o time pra jogar, dá ânimo e inspira a todos. Assusta os adversários, os encara, manda tacar a bola no peito... Chama a responsabilidade pra si. É capitão, o melhor capitão. Tem garra, força de vontade, praticamente pára no ar, tem um grande físico, é craque na técnica e é um dos maiores exemplos de jogador do mundo. E além disso, é simpático, fofo e lindo! =B hahaha.

E, como prova disso tudo, algumas jogadas do Giba para vocês babarem, como eu:

Defesas em Atenas




Jogadas Liga Mundial 2007




E como disse, muito bem dito, o mestre dessa galera: "Se futebol é a paixão nacional, o vôlei é o orgulho!". E eu REALMENTE sinto MUITO orgulho deles!! E vocês?

2 comentários:

  1. Eu amo volêi. Não tanto quanto tu, nunca parei tudo pra assistir um jogo (nem com futebol, nesse eu paro O MUNDO pra NÃO assistir!) ou vi tabelas ou sabia nome de jogador, mas acho um jogo muito lindo!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb sou apaixonada por volei, mas de uma maneira diferente, um pouco menos intensa, sei lá, do que pelo futebol.
    Mas sou mto orgulhosa tb... E sabe que eu até cheguei a fazer escolinha no colégio? Mas era canstivo, dps da aula...

    ResponderExcluir