terça-feira, 22 de setembro de 2009

Um Post Para Gordos

Comer é muito bom, isso é um fato. E também é um fato que, nove entre dez pessoas, concordarão que comida é uma das maiores maravilhas do mundo! Pensando assim, resolvi fazer um post para gordos!
Sim, você que não pode ver um bom pedaço de chocolate, um grande hamburguer ou uma pizza com o queijo todo derretido, que já sai querendo comer até não poder mais. Você que, enquanto come, as vezes se pergunta "quem foi a pessoa DIVINA que inventou essa maravilha?", terá suas perguntas respondidas.
Depois de uma grande pesquisa (de 5 minutos no Google), eu descobri alguns dos gênios a quem devemos agradecer. Não pesquisei todos, até porque vocês não iam ter paciência de ler, mas confira abaixo a história de dez coisas de dar água na boca.

Strogonoff


O Strogonoff é um prato de origem russa; na verdade, chamava-se Strogonov. Tudo começou no século XVI através da alimentação dos soldados russos, os quais comiam rações de carne cortadas em barris com sal grosso e aguardente para preservar o alimento.

Por meio de um cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande, a comida foi melhorada e refinada. O general que protegia o cozinheiro se chamava Strogonov; daí surgiu a idéia de colocar esse nome ao prato. Posteriormente, com a Revolução de 1917 e a imigração dos russos para a Europa, a receita chegou à França, onde foi refinada mais ainda, chegando à forma que conhecemos o prato atualmente. O sucesso do Strogonoff é tão grande, que junto com a lasanha e o filé à parmegiana, é atualmente um dos dez pratos mais vendidos no mundo.

Pizza

Não, a pizza não é de origem italiana como todo mundo pensa. Há seis mil anos antes de Cristo, os egípcios já haviam desenvolvido a receita de uma massa, resultado da farinha e água. A receita egípcia percorreu todas as civilizações da época, como a hebraica, babilônica, etc, inclusive os hebreus desenvolveram o “Pão de Abraão”, algo muito próximo da massa de pizza. Após isso, os gregos deram outro avanço misturando farinha de trigo juntamente com o arroz e assando em tijolos quentes. Os fenícios deram outro passo para chegar á delícia, adicionaram cebolas e carnes por cima da massa

Aí chega a conhecidíssima e mais importante contribuição: a italiana. Os turcos muçulmanos adotavam o costume dos fenícios durante a Idade Média e devido às cruzadas, a prática chegou à Itália através do porto de Nápoles. No começo, as pizzas eram destinadas aos italianos pobres, para acabar com a fome do povo, sendo adicionada à massa, apenas algumas ervas e azeites, além disso, a pizza era comida semelhantemente a um sanduíche.

A pizza redonda surgiu na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. Nessa época, já eram adicionados à pizza, o tomate, descoberto na América, toucinho, peixes fritos e queijo. A fama da pizza se espalhou pelo mundo inteiro, surgindo então, a primeira pizzaria da história: Port'Alba. Nessa pizzaria, vários artistas se encontravam, retirando definitivamente, o estereótipo de “alimento dos pobres”.

Cachorro Quente


Existem três teorias sobre o surgimento desse peculiar sanduíche:

1. A mais conhecida é a de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha. Em 1852, ele resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro bassê.
2. Um imigrante alemão, Charles Feltman, levou esse tipo de salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá, criou um sanduíche quente com pão, salsicha e molhos.
3. Em 1904, na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, um vendedor de salsichas quentes criou uma maneira de seus fregueses não queimarem as mãos. A quem comprasse suas salsichas, ele oferecia luvas de algodão limpíssimas. Só que os clientes esqueciam de devolve-las e ele acabava tendo prejuízo. Seu cunhado, que era padeiro, sugeriu que o salsicheiro pusesse as luvas de lado e começasse a usar pães.

Hambúrguer


A história do hambúrguer começou no fim do século XVII, quando tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos.

Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, porém, torceram o nariz para a carne crua. Levaram, então, a idéia para casa, mas passaram a cozinhar a carne. O sucesso foi tal que rapidamente virou um prato típico da culinária alemã.

No século XIX, quando a América recebia seus novos descobridores, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês).

Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hambúrguer é um ícone da culinária americana.


Fondue


O fondue foi criado no período da Segunda Guerra Mundial, devido ao frio e ao inverno rigoroso. Os camponeses que moravam em regiões montanhosas, não tinham como buscar mantimentos nas cidades. Assim, começaram a utilizar o queijo (já que eram produtores de leite) como principal ingrediente de uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva. O queijo ficava no fogo e cada camponês mergulhava pedaços de pão no creme de queijo derretido.


Chiclete


A criação do chiclete como conhecemos, se deu na década de 60. Antonio López de Santa Anna, um mexicano exilado nos EUA, levou um uma resina cremosa e a apresentou a Thomas Adams Jr, um fotógrafo e inventor nova-iorquino. Adams então começou a desenvolver borrachas mastigáveis sem sabor, o que foi um grande sucesso nos EUA. Posteriormente, adicionou licor à resina, agradando ainda mais seus clientes.

A produção industrial do chiclete começou em 1872 nos EUA, e só em 1945, no Brasil. Os chicletes se popularizaram durante a Segunda Guerra Mundial, uma vez que eram tidos como terapia relaxante para o stress diário dos soldados.

Sorvete


A história do sorvete é cheia de curiosidades. Pesquisas mostram que ele foi inventado há cerca de 3 mil anos pelos chineses! No início, o "sorvete" era feito com neve, suco de fruta e mel.

Outras pesquisas apontam o líder Alexandre, o Grande como o introdutor do sorvete na Europa e a sua "receitinha" era um pouco diferente da usada pelos chineses: uma mistura de salada de frutas embebida em mel e resfriada em potes de barro guardados na neve.

Mas foi em 1292 que o sorvete começou a tomar a forma daquele que conhecemos hoje, quando o famoso viajante italiano Marcopolo voltou ao seu País de uma viagem à China cheio de "novidades": o arroz, o macarrão e o sorvete feito com leite!

A partir daí, o sorvete começou a ser muito consumido em toda a Itália e até hoje o sorvete italiano é reconhecido como um dos melhores do mundo. Por lá, em qualquer lugar pode-se encontrar uma gelateria, ou seja, uma sorveteria. Em italiano, sorvete se fala gelato.


Chocolate



O chocolate foi descoberto pelos mexicanos e depois introduzido na Europa pelos espanhóis. Os astecas preparavam uma bebida com especiarias chamada xocoatl, com grãos de cacau torrados, especiarias e mel. O cacau também era servido como uma pasta engrossada com farinha de milho, possivelmente o primeiro chocolate em barra.

Depois, os jesuítas criaram o chocolate mais refinado, adicionando a essência de leite, tornando-se o chocolate que conhecemos atualmente. Este produto era bastante "sofisticado" na aristocracia espanhola. No século XVII, o chocolate foi introduzido na corte francesa por Ana da Áustria. O rei Luis XIV dizia que tinha um sabor pobre.

O chocolate chegou à Inglaterra e a Igreja o considerava como alimento. Alguns médicos o consideravam como sendo mais nutritivo que a carne bovina e a de carneiro. Como resultado, os dias de culto tinham um sabor adocicado e as mulheres nobres da sociedade consumiam uma bebida à base de chocolate durante os sermões. A popularidade do chocolate cresceu e sua versatilidade foi descoberta e levada a todos os lugares do mundo.

Brigadeiro


O nosso querido e tão adorado brigadeiro foi criado na época da primeira campanha presidencial, após Estado Novo, em que concorria o Brigadeiro Eduardo Gomes. Ele tinha um slogan muito engraçado na época e que acabou ficando na boca do povo : "Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro." Algumas senhoras cariocas para homenagear o bonitão, criaram o nosso brigadeiro e coincidentemente foi nessa mesma ocasião que o Nescau chegou ao mercado brasileiro. De qualquer forma o Brigadeiro Eduardo Gomes, perdeu a eleição para o Marechal Eurico Gaspar Dutra, que infelizmente, não tem nenhum doce com o seu nome.

Refrigerante


O refrigerante como conhecemos, com a mistura de água e gás, foi inventado em 1772, por Joseph Priestley, o qual desenvolveu as pesquisas que levaram ao descobrimento da água gaseificada. No entanto, essa mistura só foi comercializada em 1830, exclusivamente para fins farmacêuticos, como no auxílio da digestão, por exemplo.

Duas das maiores fabricantes de refrigerantes do mundo, Coca-cola e Pepsi, também foram pioneiras na história do refrigerante, e suas fórmulas tiveram o mesmo fim: ajudar na digestão. O farmacêutico John Pemberton criou uma mistura de cor caramelo e a juntou com água gaseificada. Seu contador, Frank Robinson, batizou a bebida de Coca-cola e eles começaram a vendê-la na farmácia pelo preço de U$ 0,05.

Na Pepsi, o propósito da bebida também era o de ajudar e melhorar a digestão. Um reflexo disso é o próprio nome “Pepsi”. que veio da palavra pepsina, principal enzima que atua no processo da digestão e que estava presente na composição da bebida junto com nozes de cola.



É isso, a partir de hoje, quando comerem, vocês poderão agradecer a quem merece. Começando por... agora!



5 comentários:

  1. Hahahahaha
    adorei a postagem, muito boa!
    Assim, magros também comem compulsivamente. Tem gente que é magro de ruim mesmo.
    Então seria um post para geral, para a galera. :P

    ResponderExcluir
  2. Nandinha, sabia que você tem muito talento pra escrever colunas de entretenimento jornalisticas? Sério, adoro quando você faz essas seleções e coloca explicações e comparações. Adoreeeeei essa! E adoro todas as coisas que você citou, UHDSUDHIADSUHIS.

    ResponderExcluir
  3. huahauhuahhauhauhauhuahuahuahuha!
    adorei conhecer as historias eu sabia a do brigadeiro e do sorvete soh...agora fiqeuei com vontade de comer! rsrsrs!
    dps vc olha a minha enquete q tem muita ligaçao com seu post!
    acho q jah sei ate o q vc vai responder!
    hauhauhauahuahuahahuahh

    bjxs!

    ResponderExcluir
  4. Vivendo e aprendendo... Curiosidades gastronômicas com Fernanda Azevedo!

    ^^

    Ps: Brunas comentando em massa.

    ResponderExcluir
  5. Caramba... Me deu até fome esse post ^^
    Acho que vou terminar a Nutella que ainda não acabei.
    hahahhahaha
    beijos

    ResponderExcluir