domingo, 11 de julho de 2010

Day 15 — The Person You Miss The Most

Quando eu penso em sentir falta de algo, de primeira me vem na cabeça a Escola Porto Seguro, lugar em que eu fiquei quase 15 anos da minha vida e onde estão todas as minhas melhores lembranças. Mas como pediram uma pessoa de quem sinto falta, pensei em alguém que reúne muitas das coisas que a EPS significa pra mim, para que represente toda a escola.
Não surpresa com o fato, na hora me veio o tio André na cabeça. Sabe, eu lembro de pouquíssimas coisas de quando eu comecei a estudar lá, com 4 anos, mas tem certas cenas que eu acho que nunca vou esquecer, e em quase todas ele está presente. Seja cantando "o meu chapéu tem três pontas", me pegando no colo, ensaiando os teatros e as coreografias para as festinhas ou me dando bronca, ele foi o professor que mais marcou minha infância.
Anos depois, já na minha adolescência, na pior fase do meu gênio forte, eu lembro do quanto ele me aturava. Nas vezes que eu estava chateada, irritada, cabisbaixa, ele vinha, com aquele jeito que lhe é peculiar, falando: "Iiih, que é que ta acontecendo, hein? Vai ficar aí sentada?", e sempre conversava comigo e me fazia levantar e mudar de humor. Nessa época, ele me dava aulas de vôlei, e nelas me ensinou uma coisa que eu SEMPRE lembro. Quando eu tinha dificuldade em qualquer exercício, eu dizia muito "eu não vou conseguir fazer isso", e ele me dava uma SENHORA bronca e falava que eu ia conseguir sim, porque eu era capaz. Depois disso, eu SEMPRE conseguia, só pra ouvir um "eu te falei".
Pode ser engraçado eu estar com vinte anos e ainda chamá-lo de "TIO", mas "professor" e "André" é algo tão estranho quando me refiro a ele. Ele sempre vai ser aquele que me viu crescer, que me ensinou muito e que eu sempre tive um carinho enorme. Sabe que, quando eu era menor, eu dizia que, se a Escola Porto Seguro era a minha segunda casa e seus funcionários eram minha segunda família, ele era o representante do meu pai por lá, de tanta admiração e de tanto carinho que eu tinha, e tenho.
Eu não sei como ele é fora da escola, só conversamos sobre histórias de vida uma única vez, no meu terceiro ano, não faço ideia se é tão bom filho/pai/marido/etc., quanto é bom professor, mas SEMPRE vou lembrar dele gritando pelo colégio, fazendo piada com todo mundo, sendo amado por todos os frequentadores do Porto Seguro, dando bronca nos alunos e sendo o professor mais carinhoso, simpático e com mais jeito com crianças que eu já vi.
Obrigada por tudo que você me ensinou e pelo que representou e representa na minha vida, tio. Eu sei que posso ter sido apenas "mais uma aluna", mas, com toda a certeza, você foi o grande professor que eu tive na escola. Eu te adoro demais e sinto muita falta de te ver todos os dias!

3 comentários: