domingo, 1 de agosto de 2010

Day 12 — The Person You Hate Most/Caused You a Lot of Pain

Sabe, eu lembro até hoje que na 3ª série do Ensino Fundamental/Primário, você foi meu amigo. O mais engraçado é que eu tinha 9 anos e gostava do Pedro, eu e Fê eramos apaixonadinhas por ele e você soube. E aí você nos disse assim: "Vocês não deveriam gostar do Pedro. Ele não merece vocês duas, vocês merecem alguém melhor."
Sim, você tinha 9 anos e me disse isso. E aí, no ano seguinte, na 4ª série, você organizou um grupinho para me xingar e me fazer sofrer.
Até hoje eu fico pensando o que mudou de um ano pro outro. O que te fez, de uma hora pra outra, me odiar profundamente e ficar colocando todas as pessoas que não me conheciam contra mim. Eu sei, eramos crianças, e criança a gente não entende. Mas eu realmente fiquei muito tempo encucada.
E aí você me fez passar os piores momentos da minha vida. Eu lembro quando você me humilhou na porta da escola, na frente de todo mundo, cantando, junto com os seus amiguinhos, que eu era gorda, ridícula, e etc. Lembro quando você ficava fazendo comentários durante a aula, me xingando, me envergonhando, na frente de todos os professores. Lembro quando você, por ser popular, fez todos os garotos da turma me odiarem e falarem coisas de mim, sem nem me conhecer. Lembro quando, já no SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, eu passava no corredor e você e seus amigos ficavam debochando de mim. Lembro que quando eu explodi e comecei a chorar, dizendo que não aguentava mais, você me chamou de maluca e falou que eu estava exagerando. É, exagerando.
Você por acaso, algum dia, passou por isso? Você já teve que aturar tudo que eu aturei de você, fingindo que não ligava, com a cabeça erguida, sendo que por dentro estava querendo chorar? Já chegou em casa e já disse, aos prantos, que a sua turma inteira te odiava, principalmente por causa de um garoto que se achava a última bolacha do pacote? Você já teve que aturar isso tudo durante 7 anos da sua vida? Você já passou por isso? Então não venha me dizer que, naquele dia, eu estava exagerando. É exagero, depois de SETE anos de humilhação, eu explodir?
Eu sei, você não ficou no colégio durante esses sete anos, foi e voltou. Mas, antes de você, ninguém nunca perdia o tempo implicando comigo. Foi graças a você, e seu ódio repentino, que todos acharam que era melhor me zoar do que ser meu amigo.
Eu te odiava. Te odiava TANTO! Não sei se você lembra, mas teve um dia que você quis mudar de lugar porque tava frio e sentou na minha frente. E eu mudei de lugar. Porque eu tinha NOJO de me aproximar de você. Eu te desprezava. Eu não queria chegar perto de você por nada neste mundo.
E aí, chegou o terceiro ano, e nós crescemos, você parou de me xingar e eu comecei a ir com a sua cara de novo. Inacreditável, mas sim. Eu comecei a te achar engraçado, a ver um menino legal por trás daquele idiota que me deu os piores momentos da minha vida. Eu lembrei do quão incrivelmente inteligente eu te achava. E do quão bonito você ficou. Surreal, mas eu passei a te ADMIRAR! E ao mesmo tempo eu passei a ter pena de você. Eu via todo o seu potencial e o quanto estava o desperdiçando com as burradas que você fazia na vida.
Aí teve o amigo oculto da turma, e eu te tirei. E fiz um dos discursos mais fofos que eu já fiz pra alguém em um amigo oculto. Depois dali, você passou a me suportar, eu acho. A gente até conversou algumas vezes.
E enfim, chegou a formatura, e você ELOGIOU o meu trabalho e o da Bruna. Você olhou pra mim e disse que ficou tudo ótimo. E eu fiquei feliz! Eu fiquei feliz e reparei que eu ME IMPORTAVA com o que você pensava. Eu realmente queria que você gostasse de tudo, assim como todos os outros. E depois, na festa, último dia que a gente se falou, eu te disse: "eu sei que você não gosta de mim, mas eu gosto muito de você e te acho uma pessoa muito inteligente, que vai ter muito sucesso na vida, se você quiser". E você me abraçou e me deu um beijo na bochecha, e disse que gostava de mim. Talvez você estivesse muito bêbado e nem lembre disso. Mas eu lembro. Depois de tudo, isso foi o que mais ficou marcado.
A gente já se cruzou umas três vezes pela rua depois de formados. E a gente finge que não se conhece. Acho ótimo, não queria te conhecer mesmo. Eu acho que nunca queria ter te conhecido. Apesar de não te odiar e de ter um, quase impossível, carinho por você, teria sido melhor assim.

3 comentários:

  1. Uau, que bondade a sua de no fim " gostar" de alguém que te fez tão mal .. Mas eu acho que você consegue isso por evoluídas e de ter um coração tão grande como você tem! E eu realmente te admiro por isso.
    Adorei o texto. te amo s2

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa para saber quem é essa pessoa.

    Estudei durante 3 anos no mv1 e nos 3 anos, eu sofri coisas parecidas. Todos os garotos do 2º ano - eu era do 1º - me xingavam desde o 1º dia de aula, não sei por que, nunca tinha falado com eles. Eles me zoavam pela minha aparencia, por eu ter olhos pequenos, por eu ser 'feia' para eles, eles me xingavam, gritavam, zombavam de mim sempre que eu passava. Quando cheguei no 2º, os mesmos foram para o 3º mas o 3º ano do MV1 é só de manhã então eu apenas esbarrava com eles muito de vez em quando (eu estudava a tarde) mas sempre com muiito medo do que viria deles. Já no 3º ano, não sei por que, o povo da manhã sabia da história e espalhou para todo o 3º ano. Tive que aturar 3 turmas me xingando todo santo dia, por onde eu passava, tinha algué me xingando. Chegou ao nível de eu chegar na sala de aula e ter cadeiras pixadas me xingando, de eu falar com a coordenadora e ela falar que eu tava no 3º ano e que eu era infantil por me incomodar. Ela falou ISSO, simples, fez mais nada.

    Foi um tormento para mim, tormento.
    Eu lembro que esse ano, um desses garotos apareceu no miguel couto e eu quase tive um colapso quando eu o vi entrando por aquela porta, eu não iria agüentar tudo de novo.. mas a graças a deus, ele não frequentava muito as aulas e eu não tive que presenciar mais 6 meses de humilhação.

    Então, por mais que tenha sido menos tempo que o seu, eu te entendo e sei como isso é frustante. Mas no geral, independente do que nos fizeram, pelo menos se nós somos boas pessoas e superiores hoje, em parte é graças a pessoa medíocres como essas, que nos fizeram crescer mais rapidamente.

    ResponderExcluir